Blog

Advogados protocolam novo pedido de eleições online na OAB-SP

Advogados afirmam que promover eleições presenciais na OAB-SP colocaria em risco milhões de pessoas
Reprodução

Um grupo de advogados protocolou no Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo, com cópia para o Conselho Federal da OAB, um pedido para que as eleições deste ano na Ordem em SP sejam feitas de modo online por conta do avanço da Covid-19 no país.

Um pedido anterior já havia sido protocolado na própria seccional, mas a direção paulista não apresentou nenhuma resposta no prazo de 15 dias. No pedido, os advogados lembram que “todas as organizações de saúde, nacionais e internacionais, recomendam a rígida observância dos protocolos já conhecidos para evitar o alastramento da pandemia, dentre eles o isolamento e o distanciamento sociais”.

Eles também sustentam que, considerando o número de advogados, familiares e funcionários destes e da própria entidade, uma eleição presencial colocaria em risco de exposição de Covid-19 milhões de pessoas.

Em 2020, o Conselho Federal da OAB aprovou a proposta de empreender eleições online. O projeto aprovado partiu da seccional da Ordem do Distrito Federal.

As primeiras unidades federativas que terão eleições online serão Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

O documento é assinado pelos advogados Mário de Oliveira Filho, Braz Martins Neto, Cibele Miriam Malvone, Cid Vieira de Souza Filho, Fábio Guedes Garcia da Silveira, Fábio Romeu Canton Filho, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, Heidi Von Atzingen, Marco Aurélio Vicente Vieira, Martim de Almeida Sampaio, Renata Soltanovitch e Umberto Luiz Borges D’Urso.

Clique aqui para ler o pedido

FONTE: https://www.conjur.com.br/2021-fev-15/advogados-protocolam-pedido-eleicoes-online-oab-sp