Blog

Direito de Família: áreas de atuação e a importância do Advogado

Direito de Família é a área do Direito que promove a justiça familiar. Neste contexto, um Advogado tem papel essencial de ajudar a solucionar uma série de questões relacionadas ao âmbito das relações familiares. Como todas os outros campos do Direito, o profissional que atua neste campo precisa ser preparado e se atualizar constantemente. Além disso, é fundamental saber lidar com pessoas e suas emoções, já que este Advogado ajudará a solucionar situações íntimas e muitas vezes delicadas, como divórcios, guarda dos filhos, pensão alimentícia, adoção, entre outros.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a atuação do Advogado de Família.

Ações mais comuns do Direito de Família

Um Advogado que atua nesta área, pode lidar com as seguintes questões:
• Divórcio;
• Pensão alimentícia;
• Guarda de filhos;
• Regime de visitação;
• Partilha de bens;
• União estável;
• Acordos pré-nupciais;
• Inventário;
• Testamento;
• Doação de bens;
• Adoção;
• Investigação de paternidade, etc.

Além de trabalhar com a diversidade de casos listados acima, este profissional tem ainda um relevante desafio: como não existe uma família igual a outra, os casos podem diferir muito entre si dependendo das pessoas envolvidas. Daí a importância de o Advogado ter jogo de cintura e saber decifrar as reais necessidades de seus clientes para poder orienta-los da melhor forma possível.

Tipos de processos

Há dois tipos de processo em que este profissional pode atuar. Primeiramente, nos casos litigiosos, ou seja, aqueles que envolvem disputas e o Poder Judiciário. Aqui, o Advogado assume o papel de procurador e, a partir disso, elabora petições, levanta provas, cumpre prazos, despacha com o juiz, participa de audiências, entre outras tarefas.

No entanto, também há casos em que as partes preferem partir para um acordo, sem envolver o Poder Judiciário.Nestes casos, o papel do Advogado de Família também é de grande relevância, pois este atua como um mediador e um facilitador do processo.

A importância do papel do Advogado de Família

Todos os casos relacionados ao Direito de Família possuem uma peculiaridade: envolvem sentimentos e, muitas vezes, emoções fortes.
Basta pensar que são situações delicadas, muito relacionadas a conflitos familiares e momentos cruciais da vida de uma pessoa. Por isso, é essencial que as famílias procurem um profissional do Direito neste momento.

O Advogado de Família cuida das questões jurídicas do caso, mas também precisa ter a sensibilidade para entender os aspectos emocionais presentes em cada situação, auxiliando seus clientes a tomarem atitudes e decisões corretas e pautadas na lei, sem se deixarem levar sentimentos envolvidos.

É um desafio e tanto, não acham?

FONTE: https://blog.certisign.com.br/direito-de-familia-areas-de-atuacao-e-a-importancia-do-advogado/

construtora

Comentar

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *