Blog

TJMG arrecada cobertores para a população de rua

Iniciativa começa impulsionada pela doação inicial de 185 cobertores

noticia-5-campanha-cobertores.jpg
Nas noites frias do inverno na capital, a população de rua se protege como pode; a campanha pretende mobilizar o espírito solidário de magistrados e servidores

Quando o despertador de milhares de belorizontinos tocou na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, convocando-os para o início de mais uma semana de trabalho, muitos tiveram dificuldade de deixar o conforto de uma cama quente para enfrentar o dia.

Para José*, as primeiras horas desta manhã, ao contrário, foram muito bem-vindas. Enfrentando mais uma madrugada de frio em uma rua da capital, exposto ao relento, ele havia passado em claro uma noite de inverno, mais uma vez.

Virando de um lado para outro na “cama” improvisada, formada por papelões, foi com a chegada dos primeiros raios de sol que ele pôde se sentir um pouco aquecido para, finalmente, vencido pelo cansaço, dormir algumas poucas horas de sono.

É com o olhar solidário para pessoas como esse personagem fictício que se encontra em curso a campanha “O inverno não é tão frio quando existe solidariedade”.

noticia-1-campanha-cobertores.jpg
A iniciativa é do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; foram definidos vários pontos de coleta em Belo Horizonte

Iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de seu Núcleo de Voluntariado, a campanha, iniciada na última quinta-feira, 13 de junho, visa a arrecadar cobertores para a população de rua da capital mineira, um contingente de cerca de 4,5 mil pessoas.

A campanha já nasce impulsionada pela entrega de 185 cobertores à Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, na manhã de hoje, doados por magistrados e seus familiares e amigos.

As doações para a campanha serão recebidas até 28 de junho e, em seguida, entregues à pastoral. Segundo explica Olavo Mendes, membro da entidade, os cobertores chegarão às mãos de seus destinatários por meio das equipes de abordagem da pastoral.

“Nós visitamos diariamente os pontos onde muitos deles se concentram”, explica Olavo. Outra parte dos cobertores deverá se entregue na própria sede da pastoral, que divide prédio com a Acolhida Solidária.

“O local já é ponto de referência para a população de rua, que se dirige até ali em busca de roupas, cobertores, itens de higiene pessoal”, acrescenta Hélder Barbosa da Silva, também membro da Pastoral de Rua.

noticia-3-campanha-cobertores.jpg
Os cobertores foram entregues na Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte; as doações para a campanha devem ser feitas até 28 de junho

Núcleo de Voluntariado

O Núcleo de Voluntariado do TJMG aposta na ideia de que a campanha poderá mobilizar o espírito solidário de magistrados e servidores nesta época do ano em que os termômetros registram baixas temperaturas e se torna mais difícil ficar alheio ao drama vivenciado pela população de rua.

Com a iniciativa de convocar as pessoas a doar cobertores, o Tribunal mineiro pretende contribuir ainda para romper a invisibilidade de um grupo marginalizado, ao qual são negados tantos direitos básicos.

A campanha do Núcleo de Voluntariado da Casa dialoga com outra iniciativa integrada pelo TJMG: o Rua do Respeito, que visa a dar efetividade a políticas públicas e ações sociais voltadas para a população de rua.

O Rua do Respeito é executado por meio de cooperação técnica entre o Poder Judiciário mineiro, o Serviço Voluntário de Assistência (Servas) e o Ministério Público de Minas Gerais, entre outros parceiros.

Mais informações sobre a campanha do Núcleo de Voluntariado do TJMG para a doação de cobertores podem ser obtidas pelo número (31) 3237-8229 ou pelo e-mailvoluntariado@tjmg.jus.br.

Pontos de coleta

– Edifício Sede: Avenida Afonso Pena, 4.001, térreo, sala 14 (Serad/Ascom)

– Edifício Liberdade: Rua Gonçalves Dias, 1.260, 11º andar (Seplag)

– Fórum Lafayette: Avenida Augusto de Lima, 1.549, sala P 111 (Ascom)

– Corregedoria-Geral de Justiça: Rua Goiás, 253, térreo (Apoio Administrativo)

– Juizado Especial Cível: Avenida Francisco Sales, 1.446, 3º andar (Administração)

– Unidade Raja: Avenida Raja Gabaglia, 1.753, 16º andar, torre 1 (Sala da Gecob)

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

FONTE: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/campanha-ira-arrecadar-cobertores-para-a-populacao-de-rua-1.htm

construtora

Comentar

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *