Devido à falta de recursos financeiros, ao se depararem com alguma situação que envolva a ação da Justiça, muitas pessoas acabam procurando pelo trabalho de um advogado gratuito.
Esse tipo de serviço geralmente é procurado por famílias de baixa renda, aquelas em que a renda somada de todos os membros atinge entre três ou quatro salários mínimos.
Mas esse parâmetro pode variar de estado para estado e até mesmo entre cidades, dependendo muito do custo de vida em cada localidade.
Se você está em uma situação em que necessita de um advogado gratuito, confira o post e saiba onde buscar por esse trabalho.
Defensoria pública
A Defensoria Pública da União (ou DPU) é um órgão do governo capacitado e especializado no atendimento jurídico de pessoas sem condições financeiras de arcar pelo serviço de um advogado.
Sua existência se dá devido ao fato do Estado ser obrigado a assegurar o direito de todos os cidadãos à um advogado ou defensor público caso não possuam condições financeiras para arcar com o serviço.
Os defensores públicos são advogados e funcionários públicos que atuam nas áreas de Direito de família, cível, criminal, infância e juventude, execução penal, etc.
Para saber onde procurar pela DPU em cada região e estado do Brasil, acesse esse link.
Advocacia pro bono
Outra alternativa para ter acesso a um advogado gratuito, é recorrendo à serviços de advocacia pro bono. A expressão em latim significa “para o bem do povo”.
A advocacia pro bono é aquela exercida por advogados de forma voluntária e gratuita em favor de pessoas carentes. Elas são defendidas em juízo sem precisar pagar nenhum honorário.
A advocacia pro bono é uma atividade regulamentada pelo Código de Ética e Disciplina da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
O Código de Ética e Disciplina da organização inclusive estipula que o advogado que opte por exercer esse trabalho solidário deve se dedicar às causas gratuitas com o mesmo empenho que fornece aquelas pelas quais é pago.
Serviços universitários
É possível ainda recorrer a mais uma opção para contar com os serviços de um advogado gratuito. São os Núcleos de Assistência Jurídica oferecidos por diversas Faculdades de Direito.
Eles tem em vista tanto a formação acadêmica e profissional dos discentes do curso de Direito, que têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, quanto a ação solidária de ajudar a população mais carente.
Nesses núcleos os estudantes são orientados e assessorados por professores, que são profissionais formados e inscritos na OAB.
Se você necessita de uma assessoria jurídica universitária, procure a Faculdade de Direito mais próxima para saber se ela conta com esse serviço. Eles te orientarão sobre o que é necessário para acionar essa ajuda
FONTE: https://motaadvogados.com/advogado-gratuito
Deixe um comentário